Contra Santana - Encerrado a 10.03.2005

terça-feira, setembro 28, 2004

I'm back!

Ena! Já não nos podemos ausentar mais do que alguns dias do ninho de vespas (leia-se este blog) que não comecem os seus próprios membros numa linda sessão de bofetada auto-fágica na esteira da melhor tradição democrática e plural do PS amplamente difundida pelos colossos da esquerda tributária da democracia e do estado de direito sendo um dos seus expoentes máximos um moçoilo de seu nome Narciso Miranda…
Reconheço que talvez me tenha ido embora dias a mais, mas razões muito ponderosas o ditaram.
Tenho pena de não ter aqui podido acompanhar a silly season portuguesa que este ano foi particularmente preenchida: arremedos de interiorização e apropriação do direito comunitário consubstanciados na demagógica argumentação governamental que sustentou a proibição de entrada do Borndiep; as descabeladas intervenções do BE e do PCP como reacção a tal proibição; a hipócrita reacção do PS também a tal proibição que, agora, lembrou-se que as mulheres não devem ser punidas por actos de IVG quando, em 1998, nem se conseguiu mobilizar para o voto em massa no referendo; a nova forma jurídica de Rendimento Mínimo Garantido que este governo criou para os seus amigalhaços que coloca na Caixa Geral de Depósitos; uma ministra da educação que claramente tem mais futuro a escrever novelas para a TVI (dada a quantidade de episódios que consegue criar a partir de um único facto) do que a gerir um concurso de apenas 50000 professores…; um PM que todos os dias aparece na televisão com uma ideia nova de particular interesse para o desenvolvimento do país, mas que é imediatamente desmentido nos dias subsequentes pelos membros do seu próprio governo!; e, last but not least, a eleição de um novo líder no PS.
Não acredito nos argumentos tão amplamente propalados pelos socialistas que estiveram com José Sócrates (doravante JS… é curioso que o seu início político foi numa outra juventude partidária que tinha mais uma letrinha!): parece-me bastante falaciosa a ideia de que JS é um líder forte porque ganhou com quase 80% dos votos num universo de – pasme-se – 30000 votantes! Considero que ele poderá ser forte se conseguir, agora, demarcar-se do aparelho que o apoiou maciçamente e enveredar por uma oposição forte, com conteúdo, ideias, uma agenda! Aliás, a própria oportunidade é de ouro atendendo ao miserável governo que temos e ao facto de só faltarem dois anos para as próximas legislativas.
JS não começou mal: em vez de recorrer às múmias inenarráveis que se arrastam pelos corredores do Rato, começou por pedir a Sérgio Sousa Pinto que se encarregasse da redacção da moção. Nem sempre tenho concordado com as posições defendidas por SSP, mas reconheço-lhe valia intelectual e capacidade de trabalho, o que se poderá traduzir num bom conteúdo programático.
Questão mais difícil será agora a mobilização do dito “aparelho”. Uma coisa é cacicar votantes: e, nesse particular, os baronetes do PS tinham a vida muito facilitada pois JS era claramente o candidato melhor colocado para, a curto prazo, voltar a guindar o partido e, por arrasto, esses mesmos “democratas” aos corredores do poder. Outra coisa é quando se começarem a ter que definir prioridades e, possivelmente, afrontar alguns interesses instalados. Não sei se JS ainda terá aquele caldeirão de "democracia" com ele em tais circunstâncias…
A bem do país – e até do próprio PS – espero estar enganado. Para o ano já serão as eleições autárquicas e aí veremos como JS resolverá os casos de Matosinhos, ou do Porto, ou mesmo de Coimbra! Boa sorte é o que lhe desejo pois bem vai precisar… Mas também necessitará de ideias, ideais e, sobretudo, de pulso!

PS – Meu caro Comandante0: Devo referir que vivo bem com a conotação de social-fascista com que me mimaste. Já no que tange à mudança gráfica do blog devo confessar que até gostei, embora não devo deixar de constatar alguns laivos de unanimismo forçado no teu texto; espero que a breve trecho não tenha que te começar a tratar por caudillo!


 
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com